terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Desperdícios


Durante nosso dia a dia, todos procuram evitar e remover os desperdícios em busca da produtividade. Infelizmente, a maioria das vezes, não é fácil perceber aonde estamos gastando mais energia ou tempo, criando desperdícios desnecessários. No livro "The Coaching Booster" o desperdício foi separado em oito categorias, que estão ajudando a me organizar. Seguem abaixo as categorias:



WAITING
Acontece quando não estamos agindo ou fazendo, apenas esperando que algo aconteça. Quando você perceber esse sintoma é sinal que já está acontecendo a um bom tempo e a mudança precisa ser imediata. Exemplo: Aquela reunião que você vai e fica 15 minutos esperando iniciar. Caso seja você o atrasado, então é você que está causando desperdício em todos os outros participantes.

INVENTORY
Acontece quando você tem inúmeras coisas a fazer e não consegue se organizar. Quanto mais você acumula tarefas não resolvidas, mais problemas para gerenciar você vai acumulando. Uma boa estratégia, é usar a técnica do Urgente x Importante, para definir suas prioridades e começar a gerenciar suas tarefas.

MOTION
Pode acontecer quando seu "inventory" está muito grande e então você resolve atacar muitos problemas ao mesmo tempo. Causa a falsa impressão de produtividade, mas na verdade é o oposto. Você gasta mais tempo e mais energia para resolver as tarefas. No final você estará exausto e ainda restarão muitas tarefas inacabadas para terminar.

REWORK
Repetir e atacar os mesmos problemas é um desperdício. Gaste um pouco mais de tempo e procure entender bem o problema para resolver de primeira. Se você tiver que voltar ao problema por um mau entendimento, provavelmente estará sem tempo e sua solução não será tão boa como seria se tivesse realizado naquele momento.

OVER-PRODUCTION
Fazer mais que o necessário e sem objetivo claro é um desperdício. Lembre-se da estratégia: Urgente x Importante. Pense enquanto estiver trabalhando, saiba o que você está fazendo e o quanto é necessário para finalizar com satisfação. Não adicione nada antes de ter certeza de que é necessário, pois isso aumenta a complexidade, tornando-se pior forma de desperdício. Por isso, o ideal é fazemos de forma incremental.

OVER-PROCESSING
O objetivo é fazer o suficiente para atingir o valor que você busca alcançar. Pense novamente no que estiver trabalhando e o que está agregando valor no processo, para que você conclua a tarefa. Limite os processos com base na produtividade. Alguns processos devem morrer com passar do tempo, quando ele não ajudar mais na conclusão da tarefa.

TRANSPORTATION
Pense e organize-se para resolver as tarefas, da maneira simples. Hoje em dia temos: reuniões, transito, família, lazer e ficar gastando tempo a mais por falta de organização é um desperdício. Todas as coisas que você organiza e prepara, que não são utilizadas para resolver o problema também são um desperdício. Obviamente, nem toda forma de transporte é desperdício.

WASTE of INTELLECT
Ter noção dos próprios limites e saber o momento de pedir ajuda. Chega um determinado momento que dividir o problema com alguém que possa ajudar, evita desperdício de ficar empacado e sem solução por dias. Muitas vezes ao explicar e dividir o problema, acaba nos ajudando a encontrar uma solução.




2 comentários: