sexta-feira, 1 de abril de 2016

Descubra oportunidades através da análise da causa raiz

Pense em como você reage ao ser indagado sobre um tópico, que pode não ser sua responsabilidade, dentro da sua empresa ou em conversas com um cliente. A maneira que a conversa continua a partir desse momento, depende exclusivamente de você e pode ter repercussões inimagináveis no futuro.

Pode parecer bobagem, mas isso acontece rotineiramente conosco e é a partir desses momentos que as oportunidades aparecem. Utilizo a técnica dos "5 Porquês", criada por Sakichi Toyoda, para entender melhor o real problema e no final conseguir extrair a causa raiz para poder ajudar. As vezes, a pessoa não sabe explicar muito bem o que está acontecendo, ou não sabe expressar exatamente o que precisa, mas ela ainda assim necessita de ajuda. Esse exercício de buscar os reais motivos por trás dessa conversa inicial faz toda a diferença, acredite! Além do que, na maioria das vezes, o resultado final consegue atingir uma solução no mínimo razoável para a pessoa que busca ajuda.

A intenção é a cada "porquê" que você questionar a pessoa, você conseguir mais informações sobre o que realmente está acontecendo. A medida que a pessoa vai pensando mais sobre o problema, para lhe responder, podem surgir novos caminhos/dúvidas. No "quinto porquê" os dois vão ter uma visão mais detalhada e  talvez vocês descubram que inicialmente o que a pessoa enxergava era um sintoma e não realmente a causa raiz do problema.

Independente de como a conversa termine, todos acabam compartilhando conhecimentos e o resultado será um maior embasamento sobre o assunto no final. Afinal você vai se aprofundar mais sobre o assunto e não será uma discussão rasa, que pode nem ser a solução do problema dessa pessoa. Precisamos tratar as questões, do nosso dia a dia, como uma oportunidade de encontrar meios ou soluções aos problemas e questionamentos.

https://en.wikipedia.org/wiki/5_Whys

Um comentário: